Blog Post

Alimentação infantil: quando incluir sal e açúcar?

Todos os pais querem que a alimentação do seu filho seja a mais saudável possível. A relação que a criança terá com a alimentação depende exclusivamente da educação nutricional recebida pelos pais em casa.

Por isso, você deve ser muito consciente sobre o que dá de comer ao seu pimpolho. Especialistas alertam sobre a grande quantidade de sal e de açúcar que as pessoas ingerem diariamente, superando as quantidades recomendadas.

E quanto à alimentação infantil? Quando incluir sal e açúcar na dieta das crianças? Leia todo esse artigo que a Upa Slings preparou para você e saiba tudo a respeito.

Alimentação infantil

Todo mundo sabe que o excesso de sal e de açúcar é a origem de uma infinidade de doenças. A principal dica é evitar dar alimentos que contenham grandes quantidades de sal ou açúcar para o bebê, limitando o seu consumo durante toda a infância. 

As primeiras papinhas que seu bebê começar a tomar já devem ser livres de sal e açúcar. O motivo é bem simples: eles não necessitam. 

O sal e o açúcar que o nosso organismo necessita já estão contidos nos alimentos que a gente consome todos os dias. Portanto, não é necessário acrescentar nada extra.

Não acostume mal o seu bebê

O bebê desenvolve suas papilas gustativas entre os 6 meses e os 2 anos de idade. Aos poucos, ele mesmo vai descobrir quando os alimentos são deliciosos ou não. Você deve manter hábitos alimentares saudáveis em que os protagonistas sejam os alimentos naturais, pois se você acostumar o bebê desde cedo a alguma alimentação com excesso de sal ou açúcar, pode trazer sérios problemas no futuro.

Alimentação infantil é coisa séria e um dos erros mais comuns entre as mamães é achar que o bebê não está gostando da comida e acrescentar sal ou açúcar.

Adoçar papinhas e sucos com açúcar não é recomendado, pois o bebê deve se acostumar com o sabor natural dos alimentos. Fazendo isso da maneira errada, você estará ensinando o bebê a transformar por completo o sabor da comida à base de ingredientes pouco saudáveis.

Inclua sal e açúcar com bastante moderação

Não é novidade para ninguém que uma preferência pelo açúcar desde os primeiros anos da infância, pode levar os pequenos a um quadro de obesidade infantil. Quando o bebê se torna uma criança, o sal e o açúcar já podem incluídos em sua alimentação, com bastante parcimônia.

A alimentação infantil deve ser a mais saudável possível e se seu filho usa e abusa de alimentos salgados ou doces demais, vai ter sérios problemas de saúde ainda na infância.  Nosso organismo não precisa de quantidades extras de sal ou de açúcar.

Não proíba os doces de vez em quando

Toda criança tem necessidade de carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, sais minerais e água. Durante o primeiro ano de idade, o doce deve vir apenas das frutas. Você também não vai proibir seu filho de comer alguns docinhos da festa de aniversário do seu coleguinha, certo? O que não pode acontecer é o excesso, pois doces são altamente viciantes. Outra dica de alimentação infantil é, caso seu filho seja louco por alimentos doces, tente substituir o açúcar refinado por mel ou açúcar mascavo.

Baby Eating GIF - Find & Share on GIPHY

Tempero amigo

Os adultos estão mais acostumados com o sal do que as crianças. O recomendado para crianças com até 2 anos de idade é substituir o sal por outros temperos, como salsinha, cebolinha, cebola e hortelã. A OMS sugere dois gramas de sal por dia para crianças maiores de 2 anos, o que seria uma colher de chá. A alimentação infantil não precisa ser insossa, mas você deve usar o mínimo de sal.

Cuidado com alimentos industrializados

Os alimentos industrializadas são práticos e seus filhos adoram certo? Mas não se iluda com essa facilidade, pois ela tem um preço alto. Segundo um recente estudo, mais de 7% das crianças brasileiras de 0 a 5 anos apresentam sobrepeso.

Vale ressaltar que a obesidade aumenta o risco de desenvolver diabetes, colesterol alto e hipertensão. Evite dar para seu filho alimentos fritos, salgadinhos, refrigerantes, alimentos processados  que têm alto teor de açúcar, sódio, gordura e corante.

Comentários (2)

  1. monique julho 12, 2018 at 4:07 pm Responder

    gostei do seu site muito interessante o conteúdo, queria te dar os parabéns e dizer que vou acompanhar mais vezes para saber sempre as novidades. Bjus

    1. Anelise Amaral julho 16, 2018 at 4:05 pm Responder

      Muito obrigada pelo elogio. Tentamos produzir conteúdo que possa ajudar a todos. Uma ótima semana para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Primeiros 1000 dias: a influência dos primeiros dias de nossas vidas

Primeiros 1000 dias: a influência dos primeiros dias de nossas vidas Já ouviu falar na

5 alimentos que fortalecem a imunidade das crianças no inverno!

Com o inverno batendo em algumas regiões no Brasil, as chances de se resfriar ou ficar

Mãe moderna: Como ser empreendedora, educar e ainda ser uma super mãe?

Não há dúvidas de que a maternidade exige cuidados com a saúde e bem

Babywearing e Gestação

    Bom, achei esse assunto super interessante para postar no blog após receber um email

Slingando no Inverno

  Ah, o inverno está chegando em várias regiões  Brasil e já vejo muitas mamães

Carregando seu bebê ergonômicamente

Carregando seu bebê ergonômicamente Vamos falar sobre a melhor posição para carregar seu bebê. A

Qual sling escolher?

Qual e o sling ou carregador mais indicado para mim? Essa é a pergunta que

Chegou seu sling? e agora o que fazer?!

Chegou seu sling? e agora o que fazer?! Chegou seu sling, carregador ergonômico? E agora? O