Blog Post

5 alimentos que fortalecem a imunidade das crianças no inverno!

Com o inverno batendo em algumas regiões no Brasil, as chances de se resfriar ou ficar gripado aumentam significativamente e para as crianças não é diferente. Uma das melhores maneiras de fortalecer a imunidade dos pequenos é através de uma alimentação variada e saudável. Essa artigo que a Upa Slings preparou para você, vai te mostrar os 5 alimentos que fortalecem a imunidade das crianças no inverno. Leia até o final e saiba quais são eles.

Alimentos que fortalecem a imunidade das crianças no inverno

Eles devem estar presente na alimentação diária de todos na família, todos os dias do ano, para se ter mais saúde e adoecer com menos frequência.

Frutas cítricas

Um dos alimentos que fortalecem a imunidade das crianças no inverno são as frutas ricas em vitamina C como a laranja, acerola, kiwi, limão, goiaba, tangerina, mexerica, maracujá, caju, limão, mamão e morango. Elas podem ser adicionadas na alimentação das crianças por meio de sucos, saladas ou vitaminas com leite.

Além de serem ricas em antioxidantes, que evitam a ação dos radicais livres responsáveis por enfraquecer as células, deixando o organismo mais propenso para a ação de agentes invasores, grande parte dessas frutas tem um percentual significativo de água, fator que acaba auxiliando na hidratação infantil. Ricos em fibras, esses frutos também facilitam a digestão e devem ser consumidos com maior regularidade por crianças que possuem intestino preso.

Alimentos de origem animal

Os alimentos que fortalecem a imunidade das crianças no inverno devem ser consumidos o ano inteiro. O leite e seus derivados, fígado bovino e gema de ovo também contribuem para a manutenção do sistema imunológico. Rico em microorganismos vivos, o kefir de leite melhora no balanço microbiano intestinal e pode ajudar a aumentar a imunidade, tanto de adultos, quanto de crianças. Uma boa opção para o consumo infantil é misturá-lo com geleia de frutas.

Vegetais verde-escuros

Espinafre, couve-manteiga, alface, agrião, brócolis e rúcula são ricos em ácido fólico e vitamina B9, que auxiliam na formação dos glóbulos brancos, que são os principais mecanismos de defesa do nosso corpo. Além disso, essas verduras conservam as células de defesa do intestino, principal canal de agentes patogênicos em crianças. 

Para os pequenos, a dica é misturar o brócolis junto com o arroz ou bater no liquidificador com feijão. A couve pode ser acrescentada em sucos como o de laranja e o de acerola, que são frutas ricas em vitamina C. Dessa forma, há uma potencialização da defesa imunológica do corpo.

Sementes oleaginosas e leguminosas

Mais um dos alimentos que fortalecem a imunidade das crianças no inverno.  As sementes oleaginosas como castanha-do-pará, de caju, nozes, amêndoas, linhaça e chia, quanto as leguminosas como feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico, vagem e soja, são ricas em zinco e selênio e tem um importante papel na defesa do organismo de todas as pessoas.  Esses grãos também possuem grande quantidade de vitamina E, um composto que atua como antioxidante e favorece o desenvolvimento do sistema imunológico. Para adaptar seu filho aos poucos aos grãos, coloque-os no suco, na sopa e até mesmo moídos e misturados com o iogurte.

Tubérculos

Rico em vitamina C e B6, o gengibre tem ação bactericida e também auxilia no fortalecimento do sistema imunológico das pessoas. O alimento também é um excelente termogênico capaz de diminuir inflamações da garganta, típicas de gripes e resfriados. Uma excelente sugestão para incluir o alimento nas refeições das crianças é misturá-lo com suco de laranja, acerola e couve, por exemplo. Outra boa dica é nunca usar grandes pedaços, prefira pequenas lascas finas.

O inhame também é rico em vitamina C e minerais como ferro e magnésio. Possui ação anti-inflamatória e ajuda a eliminar as toxinas do corpo. Algumas opções para inseri-lo na dieta infantil é por meio de purê, chips, misturando o leite derivado do tubérculo com outros alimentos ou até mesmo com batata cozida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Primeiros 1000 dias: a influência dos primeiros dias de nossas vidas

Primeiros 1000 dias: a influência dos primeiros dias de nossas vidas Já ouviu falar na

Benefícios do Sling: Por que é fundamental ter um para carregar seu bebê?

É bastante comum ver as mães transportando seus bebês usando slings, que é um acessório

Mãe moderna: Como ser empreendedora, educar e ainda ser uma super mãe?

Não há dúvidas de que a maternidade exige cuidados com a saúde e bem

Exercícios com bebê no sling: saiba o que pode ser feito

Não é porque seu bebê precisa da sua atenção em tempo integral que você

Alimentação infantil: quando incluir sal e açúcar?

Todos os pais querem que a alimentação do seu filho seja a mais saudável possível.

Slingando no Inverno

  Ah, o inverno está chegando em várias regiões  Brasil e já vejo muitas mamães