Blog Post

Como manter seu filho seguro em casa?

Quando você tem filhos pequenos, toda a atenção é pouca e qualquer distração pode acontecer um acidente, principalmente em casa.

Mas o que fazer quando se tem que trabalhar durante o dia ou efetuar alguma outra tarefa? Como deixar os filhos em casa com segurança?

Sabendo desse problema que preocupa muitos pais, resolvemos trazer 5 preciosas dicas de como manter seu filho mais seguro em casa ou com você, sem perder dias de trabalho ou adiar compromissos diários.

Vamos lá?

Seu filho na Cozinha!

A cozinha é um dos locais da casa que mais acontecem acidentes, seja com adultos ou crianças. Para que seu filho fique seguro em casa, a primeira dica é dar toda a atenção para esse cômodo.

Quando for cozinhar, use as bocas de trás do fogão e verifique se os cabos das panelas estejam virados para o lado de dentro para que não sejam alcançados pelos pequenos.

Não use toalhas compridas na mesa de jantar, pois seu filho pode puxá-la sem querer para se apoiar na mesa e, se houver alimentos quentes ou líquidos, eles podem cair em cima dele causando queimaduras.

E o mais importe, que é sempre bom relembrar: mantenha sacos de plástico, fósforos, isqueiros, álcool, objetos cortantes e de vidro fora do alcance das crianças.

Cuidados no Banheiro! 

No banheiro também podem acontecer acidentes com seu filho, por isso mantenha a tampa do vaso sempre fechada ou se for possível, lacrada com algum dispositivo de segurança. Se for viável, deixe a porta do banheiro trancada.

Jamais deixe seu filho dentro da banheira sozinho, nem que seja por pouco tempo. Tranque o armário de medicamentos, vitaminas, antissépticos bucais e outros produtos que podem intoxicar seu filho.

Guarde em local seguro, aparelhos de barbear, tesouras, lâminas, secadores de cabelo e demais aparelhos elétricos. Lembre-se de que a criança é curiosa e não sabe manusear esses aparelhos.

Torne a Sala de estar mais segura! 

Pisos escorregadios ou tapetes podem oferecer risco de queda. Se for possível, coloque antiderrapante nos tapetes ou retire-os da sala.

Se sua casa tem escadas, coloque portões de segurança no topo e na base das mesmas. Instale grades ou redes de proteção em janelas, sacadas ou mezaninos.

Não deixe fios elétricos desencapados à vista e proteja as tomadas com tampas, fita isolante ou móveis.

Certifique-se de que o piso da sala está livre de pequenos objetos como bolas de gude, tachinhas ou pequenas peças de brinquedos.

Lembre-se que persianas ou cortinas com cordas podem oferecer risco de estrangulamento e móveis próximos das janelas favorecem possíveis quedas.

Quarto: todo cuidado é pouco!

Se o quarto tiver beliche, as crianças com menos de 6 anos devem dormir na parte de baixo. Se isso não for possível, instale grades nas laterais. Não coloque nenhum móvel perto da janela, pois eles podem ser usados para escalar.

O mesmo se aplicado ao berço e a área do trocador, dois dos espaços dentro do quarto que oferecem maior risco de acidentes aos bebês.

Não dê brinquedos que tem pontas afiadas e que produzem som alto, e verifique sempre se o mesmo tem o selo de qualidade do Inmetro. Antes de presentear seu filho, considere a habilidade da criança e sua idade antes de comprar o brinquedo.

Guarde lençóis, cobertores e travesseiros dentro do guarda-roupas para que não haja o risco de queda e, consequentemente, sufocamento.

Lavanderia ou área de serviço!

Após usar bacias ou baldes, esvazie-os por completo e guarde-os longe do alcance das crianças, sempre virados para baixo.

Produtos de limpeza são tóxicos, portanto, devem ficar em um lugar alto ou trancados. Eles devem ser mantidos nos recipientes originais para não confundir as crianças e até você mesmo. Muitos produtos são coloridos e seu filho pode achar que aquilo é suco ou refrigerante e ingeri-los.

Se você gosta de plantas, antes de comprar uma, certifique-se de que ela não é venenosa e não apresenta nenhum risco para seus pequenos.

Tenha certeza de que seu filho não pode alcançar a beirada do tanque ou não consegue abrir a máquina de lavar roupas. Não se esqueça de esvaziá-los sempre que não estiver usando e jamais deixe água suja dentro do tanque ou da lavadora.

Use Slings em suas tarefas diárias!

Além dos cuidados com a casa, importantes para a segurança das crianças, o uso dos Slings ajuda você nas tarefas do dia a dia, pois proporciona carregar seu filho em todos os locais, dentro ou fora do lar.

Para definir o Sling mais indicado para você, seguindo suas preferências e idade do seu filho, você pode conferir nosso texto Qual Sling Escolher.

Independente do modelo escolhido, como os Wrap SlingsSlings de Argola ou Mochilas Evolutivas, temos certeza que ao utilizar os carregadores, você irá se sentir muito mais próxima do seu filho, podendo curtir a fase da maternidade de uma maneira muito mais ativa.

Esperamos que nosso artigo tenha ajudado você. Caso tenha ficado com alguma dúvida você já sabe, né? É só nos deixar um comentário abaixo ou enviar um e-mail para [email protected].

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

O apoio das doulas para um parto humanizado

O trabalho das doulas ainda é recente no Brasil, mas cada vez mais comum.

É preciso ensinar gestão financeira para as crianças.

Lidar com dinheiro é tabu entre grande parte dos brasileiros. A gestão financeira é

Acima de tudo, escolha ser mãe

Dica de leitura: leia essa pauta ouvindo A Thousand Years – Christina Perri (ouça aqui

Babywearing: um caminho para a Exterogestação

Engana-se quem pensa que carregar é invenção moderna. Ou pior, capricho humano. A maioria

5 motivos para usar slings com seu bebê!

5 motivos para usar slings com seu bebê! Todo bebê exige alguns cuidados extras, além

10 conselhos para uma Introdução Alimentar tranquila

10 conselhos para uma Introdução Alimentar tranquila: Não crie expectativas: O início da introdução alimentar (IA)

Primeiros 1000 dias: a influência dos primeiros dias de nossas vidas

Primeiros 1000 dias: a influência dos primeiros dias de nossas vidas Já ouviu falar na

Benefícios do Sling: Por que é fundamental ter um para carregar seu bebê?

É bastante comum ver as mães transportando seus bebês usando slings, que é um acessório

5 alimentos que fortalecem a imunidade das crianças no inverno!

Com o inverno batendo em algumas regiões no Brasil, as chances de se resfriar ou ficar

Mãe moderna: Como ser empreendedora, educar e ainda ser uma super mãe?

Não há dúvidas de que a maternidade exige cuidados com a saúde e bem

Exercícios com bebê no sling: saiba o que pode ser feito

Não é porque seu bebê precisa da sua atenção em tempo integral que você

Alimentação infantil: quando incluir sal e açúcar?

Todos os pais querem que a alimentação do seu filho seja a mais saudável possível.

Babywearing e Gestação

    Bom, achei esse assunto super interessante para postar no blog após receber um email

Slingando no Inverno

  Ah, o inverno está chegando em várias regiões  Brasil e já vejo muitas mamães

Carregando seu bebê ergonômicamente

Carregando seu bebê ergonômicamente Vamos falar sobre a melhor posição para carregar seu bebê. A

Qual sling escolher?

Qual e o sling ou carregador mais indicado para mim? Essa é a pergunta que

Chegou seu sling? e agora o que fazer?!

Chegou seu sling? e agora o que fazer?! Chegou seu sling, carregador ergonômico? E agora? O

WhatsApp chat