Blog Post

O tempo que dedicamos para nossos pequenos

As mamães estão sempre sendo questionadas e cobradas em relação ao tempo que dedicam para seus filhos. A vida está cada vez mais corrida e o tempo fica ainda mais escasso quando nos tornamos mães. Essa pressão acaba criando nos pais uma sensação de culpa e eles podem tentar compensar essa ausência de forma errada.

Estudos mostram que a qualidade do tempo dedicado aos filhos é muito mais importante que a quantidade de horas que passamos com os pequenos. Quando estamos com nossos pequenos precisamos realmente dedicar toda a nossa atenção para eles. Algumas dicas podem ajudar:

– Antes de tudo, desligue o celular, a televisão e todos os roubadores de atenção. Dedique todo o tempo para olhar nos olhinhos e ouvir seus filhos.
– Não sugira o que fazer para seu filho. Peça a ele uma ideia de brincadeira. Embarque no universo das crianças, vista os personagens, invente, imagine e divirta-se muito.
– Traga também as crianças para pequenas tarefas de casa. Deixe-o arrumar a mesa, recolher os brinquedos ou outra atividade. Ele vai se sentir importante, parte da família e vai estar com você. Esse sentimento de pertencimento é importante. Assim como, o estímulo a responsabilidade. Incentive-o a cooperar sempre.
– Estabeleça uma rotina com horários para refeições, brincadeiras, hora do soninho ou de ir para a cama, passeios e outras atividades. Inclua na rotina um tempo para vocês ficarem juntos. Esteja por inteiro com seus pequenos nesse momento. Brinque, veja um filme, bata um papo com eles.
– A hora de ir para a cama pode também ser um bom momento para a conexão entre pais e filhos. Crie um ritual de banho, hora de escovar os dentes e ir para a cama. Antes de dormir, crie o hábito de ler uma história para as crianças. Além de estimular a criatividade e incentivar o hábito da leitura, vocês ficarão cada vez mais próximos.

Essas são algumas dicas para trazer mais qualidade para a convivência dos pais com os filhos. As vantagens são inúmeras. Tudo que uma criança precisa é de amor e atenção. Rotina e dedicação criam filhos seguros e confiantes.

Portanto, invista em dedicar tempo de qualidade para seus pequenos. Que sejam 30 minutos diários, mas que sejam minutos bem aproveitados. Não compense os momentos de ausência com presentes, mimos ou permissividade. Compense com carinho, colo e convivência.

Tudo isso é bom demais para os pequenos, mas, também maravilhoso para as mamães e papais. É incrível o quanto aprendemos com as crianças. Principalmente, o aprendizado de viver mais o presente e de aproveitar cada momento da vida. Abrace mais, grude mais, carregue mais e curta tudo o que a maternidade e a paternidade nos trazem de bom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Viajar com as crianças pode ser mais fácil do que você imagina.

Viajar em família é uma boa opção para passarmos mais tempo com os nossos

Mães não precisam dar conta de tudo.

Quando falamos a palavra mãe logo nos vem à cabeça a ideia de uma

Posição recomendada para carregar seu bebê

Vamos falar sobre a melhor posição para carregar seu bebê. A melhor posição e

WhatsApp chat