skip to Main Content
(48) 9 8500-9844 [email protected]
O Apoio Das Doulas Para Um Parto Humanizado

O apoio das doulas para um parto humanizado

O trabalho das doulas ainda é recente no Brasil, mas cada vez mais comum. Elas exercem um papel fundamental para um parto humanizado e para que a mulher seja respeitada em suas decisões e sua individualidade. Muitas mamães apelidam carinhosamente suas doulas de “anjo da guarda”.

O papel da doula é dar suporte para a mulher durante a gravidez e no parto. Ela orienta, tira dúvidas e apresenta caminhos para que a futura mamãe possa fazer boas escolhas. A doula é parte de uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros e outros profissionais. Ela não faz exame algum na mulher e não cuida da saúde clinica.

A doula se conecta com a mulher para que ela se sinta segura e motivada. Durante o trabalho de parto ela pode fazer massagens, orientar as posições (movimentos) para o parto evoluir melhor, os exercícios de respiração, pode dar dicas de aromaterapia e propor atividades para facilitar o momento de nascimento do bebê. Um momento muito especial para a mulher e, no qual, ele deve ter autonomia e ter suas escolhas respeitadas – regra básica de uma parto humanizado.

A doula acompanha a mulher onde ela quiser, pode atender parto domiciliar, hospitalar ou em casas de parto. A doula está preparada para acalmar a mulher, muitas vezes, apenas com uma conversa pelo telefone. O principal papel da doula é fazer com que qualquer ambiente seja adequado e tranquilo para o nascimento do bebê.

O parto é um processo natural e não uma doença. O hospital está preparado para resolver problemas e curar doenças. Por isso, a doula vai ajudar a mulher a entender quando é o melhor momento para ir para o hospital.

-Como escolher a doula?

Existem sites, como o da Casa da Doula, que têm muitas informações. Lá, inclusive, muito conteúdo produzido pela querida doula Sam que esteve conosco na LIVE do dia 23 de agosto (você pode assistir essa LIVE no IGTV do Instagram @upaslings). Uma boa pesquisa em sites de busca ou perguntar para outras mulheres também pode ajudar na escolha da doula.

-Algumas dicas para se preparar para o parto:

1) Procure um grupo de grávidas para participar e trocar experiências e dúvidas.
2) Tenha uma Doula.
3) Faça um plano de parto. O plano modelo da Artemis é ótimo e foi desenvolvido junto com o Ministério Público. A maioria dos hospitais o aceitam e isso facilita bastante a vida da mulher.
4) Conheça seu corpo. A consciência corporal é fundamental para a condução do parto.

Sigam no Instagram também a @samdoula e contém com a gente caso tenham mais dúvidas ou precisem de informações. Afinal, UPA é dose extra de carinho!

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
0
WhatsApp "Fale com a Upa! <3"